4 desafios de esqui em Alpe d’Huez
Descubra desafios de esqui em Alpe d’Huez
Uma das estações de esqui mais famosas da Europa, Alpe d’Huez, na França, faz parte de uma extensa área esquiável interligada. Embora sua popularidade como estância de inverno seja devido à sua diversidade de encostas de alta altitude, adequadas para todos os níveis de habilidade, são os esquiadores avançados, freeriders e viciados em adrenalina que fazem a festa no local. Se você faz parte desse time, confira abaixo os mais eletrizantes desafios de esqui em Alpe d’Huez!
1) La Sarenne, a pista preta mais longa da Europa
Todo grande esquiador ou snowboarder sonha em encarar os desafios de esqui radical mais lendários do planeta. E um deles é a La Sarenne de Alpe d’Huez, considerada a pista preta (alto nível de dificuldade) mais longa de toda a Europa. Acessível a partir do topo do Pic Blanc, a 3.300 metros de altitude, a descida tem 16 km de pura adrenalina.
Alguns profissionais sugerem que La Sarenne não tem uma classificação preta verdadeira, pois o gradiente médio é mais próximo ao de uma pista azul/vermelha. No entanto, seu comprimento por si só sugere que esta não é uma pista de esqui para todos. Uma vez que você começa a descida, não há como voltar atrás!
2) Le Tunnel é perfeita para os melhores esquiadores
Também com acesso desde o cume do Pic Blanc, Le Tunnel é outro desafio de esqui para os fãs de adrenalina que visitam a estação de Alpe d’Huez. A descida começa com uma curva fechada e segue para uma pista estreita que leva você até um túnel – literalmente uma passagem criada no coração da montanha, com 200 metros de comprimento.
Depois de passar pela montanha, respire fundo e encare o terreno de moguls (saliências na neve) mais íngreme da França (gradiente de inclinação de 35°) enquanto aprecia a magnitude natural dos Alpes franceses . É imperdível!
Resorts recomendados
3) Fortes emoções na Champagne Run
Este desafio de esqui não é para os mais fracos. Com 2.200 m de queda vertical , a Champagne Run é um verdadeiro teste de resistência que leva cerca de meia hora para quem resolve descer a pista sem parar. Você passará por uma mistura de pistas pretas e vermelhas e também pela famosa pista Le Tunnel que mencionamos anteriormente. Mas por que é chamada de Champagne Run? Porque quando você consegue chegar até o fim, definitivamente merece uma bebida para comemorar! Veja o vídeo:
4) Encare também o desafio Chacun son Everest
Sob o lema: “Mon premier 8000 – à Chacun son Everest!” (Meus primeiros 8.000 metros – Um Everest para todos!), Alpe d’Huez recomenda a combinação de quatro pistas particularmente longas – incluindo La Sarenne – que percorrem toda a estância de esqui. Cada etapa ultrapassa os 2.000 metros de altitude, totalizando mais de 8.000 metros percorridos – o Monte Everest tem 8.849 metros de altitude, daí o nome do desafio.
Para fazer isso, você precisa subir o Pic Blanc quatro vezes, pois é desse observatório de 3330 metros de altitude que tudo acontece. Sua façanha será validada nos caixas do teleférico e, no fim, você pode então obter o seu certificado “Meus primeiros 8000” em troca de € 1, pago integralmente à associação “A chacun son Everest” de Christine Janin, médica e alpinista, que ajuda crianças doentes a chegar ao cume e escalar “seu próprio Everest”.
Visitar Alpe d’Huez é uma experiência única, não somente pelos desafios da nossa lista, mas por todos os prazeres, atividades e vivências que o local reserva às suas férias de inverno. Ficou com vontade de viajar para a França e conhecer essa bela estação de esqui? Então comece a organizar o seu roteiro agora mesmo! E se precisar de mais dicas, assine a nossa newsletter gratuita para receber novidades exclusivas.